A telemedicina é um assunto que está gerando muitas discussões entre os médicos e pacientes por ser algo novo ainda não muito usual no Brasil, mas para tirar essas dúvidas trazemos uma discussão feita na Live do Instagram – Médico sem Jaleco. Acompanhe abaixo!
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O que diz a portaria publicada dia 23 de março sobre telemedicina?
Resposta: Está liberada a teleconsulta enquanto durar a pandemia.
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Posso realizar a primeira consulta de um paciente novo por telemedicina?
Resposta: Sim. Se houver necessidade de exame físico, deverá ser agendado uma consulta presencial.
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Como essa consulta deverá ser realizada?
Resposta: Através de qualquer plataforma (whatssApp, Skype, Zoom…) – Desde que você possa visualizar o paciente.
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Preciso gravar todas as consultas?
Resposta: Não é obrigatório, mas é uma boa recomendação para proteção futura da sua parte. É importante informar o paciente sobre a gravação, o app Zoom é capaz de gravar.
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Como precisa ser o registro em prontuário?
Resposta: Precisam ser registradas no prontuário que você já utiliza, pode ser papel. Registrar que foi realizada por telemedicina, através da plataforma XXXX, devido à pandemia COVID-19, explicar seus limites.
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Como deverão ser feitos o atestado, prescrição e solicitação de exames?
Resposta: Com certificação digital OU da forma convencional – carimbada e assinada – e pedir para um motoboy entregar para o paciente ou enviar por correio. Lacrar o envelope para garantir o sigilo.
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Como fazer a cobrança?
Resposta: Da forma que você definir. Pode solicitar transferência na conta PJ e enviar a NF para o paciente. Também pode ser na conta PF, o que muda é a tributação.
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Como funciona a telemedicina para consultas de convênio?
Resposta: Tem planos que já liberaram o uso da telemedicina. Ainda não há nota da ANS sobre esse tema, porém, isso pode acontecer nos próximos dias.
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Como devemos orientar os pacientes para que eles não tenham problemas na farmácia para usar a receita com certificação digital?
Resposta: Orientar o paciente para citar a “Portaria do Ministro da Saúde, n. 467, de 20 de março de 2020”.
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Dicas importantes para evitar problemas com a telemedicina?
Resposta: a) Enviar um “Termo de Consentimento Informado” para o paciente antes da consulta: por whatssApp ou e-mail, explicando sobre a teleconsulta, o porquê do atendimento estar sendo realizado por telemedicina, qual o horário do atendimento, a sua limitação pela telemedicina, suas regras (dar limites em relação à sua relação com ele, tempo em que você estará disponível para contato), a forma de pagamento, o direito de retorno, gravação da consulta. O paciente não precisa assinar o termo, basta ele dar um “aceito” por whatssApp ou e-mail.
b) Se você achar necessário encaminhar o paciente ao PS, além de registrar isso no prontuário, no final da consulta, envie por whatssApp para o paciente um resumo da consulta e sua recomendação para que ele busque o PS.
Estamos atentos ao assunto que rodeia a Telemedicina e através do Blog da AMHEV você poderá acompanhar algumas novidades na área!
Este post foi gentilmente cedido pelo pessoal do https://www.instagram.com/medicossemjaleco/.
Em breve enviaremos mais novidades sobre o assunto!