10 Dúvidas comuns sobre a Telemedicina

A telemedicina é um assunto que está gerando muitas discussões entre os médicos e pacientes por ser algo novo ainda não muito usual no Brasil, mas para tirar essas dúvidas trazemos uma discussão feita na Live do Instagram – Médico sem Jaleco. Acompanhe abaixo!

 

  1. O que diz a portaria publicada dia 23 de março sobre telemedicina?

Resposta: Está liberada a teleconsulta enquanto durar a pandemia.

 

  1. Posso realizar a primeira consulta de um paciente novo por telemedicina?

Resposta: Sim. Se houver necessidade de exame físico, deverá ser agendado uma consulta presencial.

 

  1. Como essa consulta deverá ser realizada?

Resposta: Através de qualquer plataforma (whatssApp, Skype, Zoom…) – Desde que você possa visualizar o paciente.

 

  1. Preciso gravar todas as consultas?

Resposta: Não é obrigatório, mas é uma boa recomendação para proteção futura da sua parte. É importante informar o paciente sobre a gravação, o app Zoom é capaz de gravar.

 

  1. Como precisa ser o registro em prontuário?

Resposta: Precisam ser registradas no prontuário que você já utiliza, pode ser papel. Registrar que foi realizada por telemedicina, através da plataforma XXXX, devido à pandemia COVID-19, explicar seus limites.

 

  1. Como deverão ser feitos o atestado, prescrição e solicitação de exames?

Resposta: Com certificação digital OU da forma convencional – carimbada e assinada – e pedir para um motoboy entregar para o paciente ou enviar por correio. Lacrar o envelope para garantir o sigilo.

 

  1. Como fazer a cobrança?

Resposta: Da forma que você definir. Pode solicitar transferência na conta PJ e enviar a NF para o paciente. Também pode ser na conta PF, o que muda é a tributação.

 

  1. Como funciona a telemedicina para consultas de convênio?

Resposta: Tem planos que já liberaram o uso da telemedicina. Ainda não há nota da ANS sobre esse tema, porém, isso pode acontecer nos próximos dias.

 

  1. Como devemos orientar os pacientes para que eles não tenham problemas na farmácia para usar a receita com certificação digital?

Resposta: Orientar o paciente para citar a “Portaria do Ministro da Saúde, n. 467, de 20 de março de 2020”.

 

  1. Dicas importantes para evitar problemas com a telemedicina?

Resposta: a) Enviar um “Termo de Consentimento Informado” para o paciente antes da consulta: por whatssApp ou e-mail, explicando sobre a teleconsulta, o porquê do atendimento estar sendo realizado por telemedicina, qual o horário do atendimento, a sua limitação pela telemedicina, suas regras (dar limites em relação à sua relação com ele, tempo em que você estará disponível para contato), a forma de pagamento, o direito de retorno, gravação da consulta. O paciente não precisa assinar o termo, basta ele dar um “aceito” por whatssApp ou e-mail.

b) Se você achar necessário encaminhar o paciente ao PS, além de registrar isso no prontuário, no final da consulta, envie por whatssApp para o paciente um resumo da consulta e sua recomendação para que ele busque o PS.

 

Estamos atentos ao assunto que rodeia a Telemedicina e através do Blog da AMHEV você poderá acompanhar algumas novidades na área!

 

Este post foi gentilmente cedido pelo pessoal do https://www.instagram.com/medicossemjaleco/.

 

Em breve enviaremos mais novidades sobre o assunto!

R. Borges Lagoa, 1450 - Vila Clementino São Paulo - SP - 04038-004

Ligue agora

Ligue agora

(11) 5080-4254

E-mail

E-mail

amhev@uol.com.br